Prezado Membro da Academia Paraense de Ciências (APC)
Governador Simão Jatene
Inicialmente a APC parabeniza-o pela sua eleição ao Governo do Estado do Pará e aproveita a oportunidade para expor a Vossa Excelência algumas ideias que a APC vem defendendo para ajudar no desenvolvimento do Estado do Pará.
É sabido que o desenvolvimento do Estado de São Paulo deveu-se a uma série de fatos que aconteceram desde o começo da década de 1930. Primeiro, com a criação da Universidade de São Paulo (USP), em 1934, com uma mudança de paradigma, qual seja, a da criação de uma Universidade tendo como suporte o modelo napoleônico, que é baseado em
uma Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, diferentemente do modelo pombalino, que era o de Faculdades (ou Escolas) isoladas.
Posteriormente, para dar suporte ao desenvolvimento do Estado de São Paulo foi criada, em 1960, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), ligado ao Governo do Estado, assim como a USP.
Desde sua fundação, em 1982, a APC lutou pela criação de uma Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP) o que aconteceu, em 1989, por ocasião da Constituinte Paraense, quando foi aprovado o Projeto de Lei (Artigo 291) de autoria do então Deputado Estadual Aldebaro Klautau Barreto da Rocha. Desde essa criação, a APC vinha lutando para que essa Lei fosse regulamentada, o que somente aconteceu no primeiro Governo do Dr. Almir Gabriel, iniciado em 1994. Infelizmente, o então FUNTEC (e hoje FAPESPA) ficou vinculado, respectivamente, à SECTAM e à SEDECT. A defesa da APC era de que esse órgão de fomento à pesquisa ficasse vinculado diretamente ao Governo do Estado.
Também desde sua criação, a APC tem defendido a criação de um Instituto de Pesquisa para poder estudar e resolver os problemas que são próprios de nosso Estado.
A partir de 2008, a APC tem defendido a criação de um Curso de Engenharia Física, dentro da Universidade Estadual do Estado do Pará (UEPA), como suporte acadêmico para ajudar no desenvolvimento do Estado. Contudo, para que esse Curso tenha sucesso, é necessário que haja uma mudança de paradigma na Educação do Pará, a partir do Curso Médio.
Em vista do que foi escrito acima, a APC toma a liberdade de fazer as seguintes sugestões ao novo Governo do Estado do Pará:
1) Transformar o CEPC em um Colégio Padrão, com o seu Corpo Docente constituído de Professores com formação pós-graduada (stricto sensu) e recrutados por Concurso Público, com o propósito básico de formar professores do Ensino Médio para todo o Estado do Pará;
2) Criar o Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (ICTPA), tendo como base os engenheiros-físicos;
3) Deslocar a UEPA e a FAPESPA para o âmbito do Governo do Estado.
Atenciosamente,
JMFBassalo, Presidente-Executivo da APC.